Por Lu Valim, em 28 de março de 2016 – Coluna Nutricional.
Benefícios do Chocolate

Colunista: Nutricionista Melissa Santos

Oi pessoal! Como passaram o domingo de Páscoa? Aposto que estão com muitas opções de chocolates em casa, então vamos falar um poquinho sobre essa tentação?

Vocês sabem por que nos sentimos tão bem comendo chocolate?
O chocolate principalmente o cacau tem varias propriedades nutricionais como vitaminas minerais, antioxidades responsáveis no equilíbrio bioquímico do nosso organismo. Ele contem por exemplo mais magnésio do que qualquer outro alimento. Magnésio é um dos grandes minerais alcalinos. Ele auxilia no funcionamento do coração, cérebro e sistema digestivo, na TPM e ajuda na constipação, contribui para o balanço químico do cérebro, construção óssea e é associado com o aumento da felicidade por ser matéria prima para formação da serotonina um neurotransmissor da felicidade.
Contem também Anandamida (n-arachidonoylethanolamina): É uma endorfina que o corpo humano fabrica naturalmente após exercício físico. A Anandamida foi encontrada apenas em uma planta: no Cacau. Anandamida deriva da palavra “ananda” (estado de felicidade perfeita) e é conhecida como “the bliss chemical”, porque é liberada quando nos sentimos entusiasmados.
O Cacau contém enzimas inibidoras que diminuem a capacidade do organismo de quebrar a anandamida. Isso significa que, quando comemos cacau natural, a anandamida do cacau faz aumentar o tempo da sensação de felicidade.

Ele realmente vicia?
O chocolate exerce fascínio sobre as pessoas por conter substâncias como a cafeína, a teobromina e a feniletilamina. A cafeína atua como estimulante. Teobromina estimula o músculo do coração e o sistema nervoso. E a feniletilamina parece ser responsável pelo bom humor, por ser um antidepressivo. O chocolate parece interagir com uma série de sistemas neurotransmissores que contribuem para o apetite, recompensa e regulação do humor. Outros fatores associados ao desejo induzido pelo chocolate são as propriedades orosensoriais e o princípio do prazer, bem como a associação com ciclos hormonais e a necessidade de repor nutrientes que estão deficientes ou não.

Quais os truques para comer chocolate sem engordar?

Pesquisas mostram que para se obter os benefícios nutricionais do chocolate, a quantidade ingerida não deve ultrapassar 38g ao dia. Ou seja, uma barra de chocolate de 200g, formato muito comum nos supermercados, deve durar aproximadamente cinco dias.
Na hora de escolher o chocolate que vai comer, é indicado optar por aqueles com maior quantidade de cacau em sua formulação.
Para quem tem dificuldade é recomendado iniciar com um de 50% em cacau e ir aumentado o percentual para que vá se acostumando com a mudança do paladar.
Segundo os estudos quanto maior for o percentual de cacau maior é o seu benefício a saúde .
Nos mercados em geral já podemos encontrar chocolates com ate 80 a 95 % de cacau.
Sendo assim, na hora de escolher os chocolates nos mercados, deve-se optar pelos produtos com maior teor de cacau e, conseguintemente, menos açúcar. As opções com menor quantidade de gordura saturada e trans também devem ser priorizadas.
Há no mercado chocolates saudáveis, sem leite, sem sacarose, com maior teor de cacau bem saborosos . Mas muito cuidado com a quantidade! O chocolate o ideal é não passar de 38 gramas que de modo geral representa um bombom.

Para quem está de olho na balança, qual a melhor escolha: o chocolate meio amargo, ao leite ou branco?

O chocolate ao leite, por exemplo, possui em sua composição mais leite em pó e açúcar do que cacau (por isso é mais doce), e não tem praticamente nenhuma atividade cardioprotetora. O mesmo acontece com o chocolate branco, que é feito com leite, açúcar e com a manteiga do cacau (e não com o próprio fruto). Já o chocolate amargo, que é produzido com os grãos de cacau torrados, sem adição de leite e com menos açúcar, é o tipo de chocolate mais indicado para o consumo no dia a dia, garantindo benefícios à saúde por causa de seu alto teor de flavonóides.
Sendo assim, quanto mais amargo, melhor para a saúde é o chocolate, por causa da maior presença de cacau. Há pesquisas que indicam que o leite e o alto teor de açúcar normalmente adicionados aos chocolates mais claros reduzem a capacidade do organismo de absorver antioxidantes.
Não existem evidências de que o consumo de cacau natural em quantidades adequado propicia obesidade. Ao contrário, cacau natural é uma fonte de perda de peso devido ao seu extraordinário perfil nutricional, com minerais e moléculas que fazem modular o apetite.

Melissa Santos – CRN 11711

Contato: melinutri@gmail.com
Especialista em Nutrição Esportiva, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Especialista em Fitoterapia Funcional.

Por Lu Valim, em 22 de março de 2016 – Receitas Fit.
Cajutela

Colunista: Bia Nauiack

Ainda dá tempo para fazer um mimo de Páscoa para o almoço de domingo!
Esse mimo não é muito light, mas é muito saboroso. Entre um brigadeiro de colher e uma cajutela de colher, fico com a cajutela.

CAJUTELA

Ingredientes:

  • 170gr de castanha de caju torrada sem sal
  • 80gr de açúcar de confeiteiro ou açúcar de coco (se você tiver Termomix)
  • 100g de água
  • 100gr de chocolate meio amargo
  • 100gr de chocolate branco
  • 80gr de manteiga sem sal (opcional, deixa mais cremosa, mas eu faço sem)

Preparo na Thermomix:

Coloque o açúcar de coco e programe 25seg/vel10.
Adicione a castanha e programe 30seg/vel10.
Adicione os chocolates e pique 10seg/vel10.
Adicione a água e a manteiga (se desejar) e programe 4min/50o/vel4.
Após, programe 1 minuto e progressivamente vá da vel até vel8.
Servir!

Preparo no liquidificador:

Coloque o açúcar de confeiteiro e a castanha e bata até virar uma pasta.
Derreta os chocolates em banho maria e adicione-os à pasta de castanha, batendo muito bem, até que fique homogêneo.
Adicione a manteiga e bata mais.
Vá misturando a água aos poucos, conforme necessidade.
Bata muito até que fique tudo homogêneo.

receita05

Um dia desses, servi cajutela de colher numa festinha e as crianças amaram! Aqui em casa está aprovadíssima! Uma ótima opção para servir no lugar do brigadeiro de colher ou do creme tradicional de chocolate.

Espero que vocês e seus convidados gostem!

Beijos,

Bia . Eat Lean

IG @eatlean

eatlean@hotmail.com