Por Lu Valim, em 30 de junho de 2014 – Coluna Fitness.
Biotipos físicos… Qual o seu?

Colunista: Rapha Laus

Muito se comenta sobre os biotipos físicos e as características individuais de cada um, o que chamamos de individualidade biológica. O padrão de imagem corporal estabelecido pela mídia tem levado cada vez mais as mulheres à procura das tão sonhadas “curvas ideais”, para isso o apelo às mesas cirúrgicas, as clínicas de estética e as academias tem aumentado consideravelmente no decorrer dos anos, e com isso vem a boa notícia: que além do apelo à imagem, novos hábitos para uma vida saudável ganha espaço dentro da maioria dos objetivos: que é a estética corporal.

A definição dos biotipos é bastante teórica na avaliação e auto-avaliação da imagem, ela pode ter utilidade para determinar o tipo de especialidade esportiva em que melhor o indivíduo se enquadra, bem como orientar quanto às dificuldades e facilidades de um indivíduo nas questões de treinamento e dieta alimentar.

Segundo os estudiosos não existem biótipos puros, somos uma mistura de todos, mas com predominância de algum SOMATIPO. Podemos encontrar três biótipos diferentes, são eles: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.

Indivíduos Ectomorfos são difíceis de aumentarem o peso corporal. Em termos de massa muscular, possuem maiores dificuldades para a hipertrofia. De característica longilínea, possuem braços e pernas longos, baixa porcentagem de gordura corporal. Como exemplos: Gisele Bündchen, Ana Botafogo, Mateus Solano.

Já os Mesomorfos são conhecidos por ganharem massa muscular mais rapidamente que a maioria das pessoas e da mesma forma podem perder gordura com mais facilidade seguindo uma dieta apropriada. Possuem boa postura, são simétricos. Essa é uma boa notícia para os atletas e simpatizantes do mundo fitness, já que esse é o biotipo da maioria dos bodybuilders. Como exemplo: Juliana Salimeni, Cléo Pires, Arnold Schwarzenegger, Caio Castro.

Na predominância endomorfa são geralmente mais pré-dispostas a um maior acúmulo de gordura, possuem dificuldade em atingir modelos estéticos através da dieta e do treinamento. Tem uma característica forte que é a estrutura óssea larga, que pode se apresentar como vantagem em processos de hipertrofia muscular. Quanto à alimentação, haverá um cuidado especial na ingestão de alimentos para evitar o sobrepeso. Como exemplo: Jay Cutler, Preta Gil.

Existe diferença no treinamento?

Não. A rigor não existem diferenças para o treinamento com base em biotipos, e sim com a alimentação, o que existe é a facilidade e a dificuldade de um determinado biótipo em atingir seu objetivo.

Há de se considerar sobre a influência dos biotipos nas modalidades esportivas, que dentro da individualidade biológica haverá outras variantes que determinará as facilidades e as dificuldades de um indivíduo e a aptidão para determinado esporte, como a quantidade de fibras de contração lenta (fibras vermelhas, do tipo I – fibras com alta capacidade oxidativa, geralmente em grande quantidade relacionada à genética de atletas em modalidades que exijam resistência, de longa duração), e a quantidade de fibras de contração rápida (fibras brancas, do tipo II – fibras geralmente em grande quantidade relacionada à genética de atletas em modalidades que exijam tensão muscular, força). Os atletas de endurance (resistência), treinados, por exemplo, possuem fibras de contração lenta maiores que as fibras de contração rápida existentes no mesmo músculo.

Dica da Personal!

Potencialize o treinamento do seu biotipo, lembre-se: um indivíduo com característica ectomorfa nunca irá se transformar num mesomorfo, e assim por diante. Trabalhe os pontos negativos com uma atenção maior. Encontre no seu corpo os pontos positivos e os favoreça, padrões estéticos de beleza são relativos, o que agrada a uns, não agrada a outros. Reconhecer o seu biotipo, estabelecer novos hábitos alimentares e disciplina no treinamento com certeza fará com que faça “as pazes com o espelho”, encontrará suas aptidões físicas e descobrirá uma nova maneira de ver seu corpo como ele é.

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