Por Lu Valim, em 29 de maio de 2014 – Coluna Fitness.
Definição muscular

Colunista: Rapha Laus

Entender o processo de Hipertrofia Muscular fará com que o processo de definição seja compreendido automaticamente. O que notadamente se observa dentro das academias em geral são treinos com fórmulas prontas para um determinado objetivo, podendo ser emagrecimento, hipertrofia, força, condicionamento físico, definição muscular, entre outros. O resultado vai depender de outras variantes como a genética, dieta adotada, descanso e estilo de vida.

Hipertrofia Muscular é o aumento do tamanho da fibra muscular em resposta a um estímulo motor, principalmente se esse estímulo for de um treinamento contra resistido. A hipertrofia deverá aparecer na periodização de um processo de definição, pois para se atingir o objetivo é necessário primeiro criar tônus muscular. Não existe uma fórmula para se obter os resultados de uma só vez, e normalmente o que se escuta é a frase: “quero emagrecer primeiro e após definir”. Faça o caminho inverso.

O primeiro passo, então: aumentar a massa magra!

A musculação é a “mãe” de todos os esportes. É necessário ter um corpo forte para qualquer atividade que for praticar, independente se o seu objetivo é tão somente a qualidade de vida. O primeiro objetivo é aumentar o tônus muscular, com o aumento da massa magra há consequentemente uma diminuição no percentual de gordura e melhora no condicionamento físico, essa por sua vez contribui para o aumento do metabolismo basal (repouso), aumentando o gasto calórico auxiliando no emagrecimento. É comum no início do treinamento ter a sensação de “inchaço” e o desespero dos números aumentando na balança, massa magra pesa mais que gordura (leia também “Emagrecimento… Perda de peso?”). Entenda que o treinamento é um processo e não um fim!

Segundo passo: definição muscular!

Muito mais do que a influencia na troca do tipo de treinamento será a dieta adotada nesse processo. Os números são claros, para emagrecer é necessário ingerir menos do que se gasta, balanço calórico. Mas a quantidade de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais tem que estar de acordo com as necessidades do organismo, por quilo de peso corporal, caso contrário a perda de massa magra (catabolismo muscular) será acelerado, o que não contribui para a manutenção do tônus muscular adquirido e resultados satisfatórios em termos de definição. Sabe-se que além da gordura corporal outros fatores influenciam na definição como a quantidade de água presente no organismo e influencia hormonal (principalmente no público feminino). Um bom exemplo está em esportes de alto nível como o culturismo, além da dieta e uma periodização restrita de alimentos e treino (entenda restrição como a quantidade de alimentos permitidos e não a ausência da alimentação), há o processo de desidratação em épocas de competição em que a definição fica mais evidente, porém é praticamente impossível manter esse nível de definição por um tempo prolongado sem que o organismo não seja prejudicado.

Coloco a definição aqui como a diminuição do percentual de gordura. O treinamento irá depender de como melhor seu corpo irá responder. Metabólico ou tensional? Pouco importa, não existe regra nesse momento. O importante é que a dieta seja equilibrada e a disciplina nos treinos imprescindível! Sugiro a inclusão de exercícios aeróbicos três vezes na semana e treinos em HIT (falarei mais sobre esse treinamento nas próximas matérias) para estímulos coadjuvantes no processo de definição muscular.

Terceiro passo: manutenção!

Dificilmente a satisfação encontra 100% de aproveitamento, fato é que quando os resultados começam a aparecer a motivação tende a aumentar. Para a manutenção da estética é necessário trabalhar a sua mente, mudar o estilo de vida, realizar novos hábitos na sua rotina diária. Quantas pessoas você conhece que atingiram seus objetivos e retornaram aos hábitos antigos? Sua mente precisa trabalhar junto com seu corpo… Pense firme, treine duro! Bons treinos!;)

Instagram da Rapha@raphalaus_personal

E-mail: rapha.laus@hotmail.com

Um comentário sobre o Post Definição muscular


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado