Por Lu Valim, em 13 de maio de 2014 – Receitas Fit.
Descongelando a Biomassa de Banana Verde

Colunista: Bia Nauiack

Nossa nutricionista querida do Curvas Ideais, Melissa Santos, nos ensinou tudo, neste domingo, sobre biomassa de banana verde… Eu sou louca por ela: a biomassa!!!!

A Mel já nos ensinou como fazer a biomassa de banana verde, agora vou falar como a descongelar.
Minha mestre de biomassa de banana verde me ensinou a nunca descongelar a biomassa no micro ondas e também não a processar em contato com plásticos, que podem liberar alguma substância prejudicial a saúde se tiverem contato com calor.

Descongelando a Biomassa de Banana Verde

Ingredientes:
- Biomassa de banana verde congelada
- Água fervendo

Preparo:
Deixe descongelar a biomassa em geladeira ou em temperatura ambiente. Ela vira uma massa única, meio esponjosa. – Se não teve tempo para isso não tem problema, pode fazer com ela congelada, mas descongelar antes facilita o processo.
Coloque numa panela toda essa massa com um pouco de água fervente, para cobrir o fundo da panela.
Mexa sem parar até que a massa se dissolva por completo.
Passe a massa que se dissolveu, ainda quente, no liquidificador com copo de vidro ou use um mixer de inox – eu uso o mixer.
Volte para a panela para dar o ponto.


O ponto da biomassa é o seguinte: fica tipo creme se você for usar para molhos, sopas ou sucos; mas se você for usar para fazer brigadeiro ou mousses, prefira ela um pouco mais encorpada. É só deixar mais um pouco no fogo, mexendo sempre até evaporar mais um pouco da água. E se passou do ponto, volte a colocar mais um pouquinho de água.


Simples assim. A biomassa é um mundo de possibilidades!!!!
Sempre que eu faço a biomassa, faço um montão e congelo, eu coloco a data de validade escrita na tampa… Isso facilita para pegar os potes com a data de validade mais próxima do uso.


Vamos usar muita biomassa de banana verde ainda por aqui!

Beijos,
Bia . Eat Lean . @eatlean
eatlean@hotmail.com

23 comentários sobre o Post Descongelando a Biomassa de Banana Verde


  1. Ângela

    Boa noite, gostaria de saber se tem algum problema, pois congelei a biomassa em saquinhos plásticos. Também gostaria de saber pois para descongelar, devo colocar o saquinho com a porção de biomassa na geladeira, após descongelada tenho que usar a porção toda, ou pode ficar na geladeira por uns três dias, pois uso no suco (uma colher de sopa por suco)??

    Responder
  2. Bia . Eatlean

    Oi Ângela!
    Pode congelar a biomassa em saquinhos, não tem problema.
    Descongele na quantidade da porção que vc congelou.
    O processo de descongelamento pode acontecer na geladeira, em temperatura ambiente ou direto no fogo. Eu aconselho a processar a massa, aquecida em todos os casos, no mixer, para que fique homogênea novamente.
    Pode ficar na geladeira por 3–4 até 5 dias.
    Espero ter ajudado.
    Beijos, Bia

    Responder
  3. Lucia

    coloquei uma tapouer com uma certa quantidade de biomassa pra congelar ,já faz algum tempo,não coloquei data de venc,posso tirar e colocar pra cozinhar junto com o feijão que tbem cozinho e congelo em poções pequenas ,pois moro só obrigada!!!

    Responder
  4. Lucia

    coloquei uma tapouer com uma certa quantidade de biomassa de bana verde no congelado,já faz algum tempo e não coloquei data de vencimento,posso tirar e colocar pra cozinhar junto com o jeijão.que tbem cozinho e congelo em pequenas porções,pois moro só.Obrigada

    Responder
  5. Solange Meirelles

    Olá ! Gostaría de saber , fiz a biomassa e coloquei na geladeira dentro de uma tigela de vidro com tampa, qual a durabilidade desta sem o congelamento?

    Agradeço desde já.

    Responder
  6. Mindy

    Enhorabuena chica.- Un apetitosa pizza, inrdgeientes distintos de los habituales, sencilla y rapida. Yo af1ado unas anchoas de Santof1a para darle el toque salado y regionalista .Original el toque sofisticado de la sal Gracias por estos pequef1os y agradables momentos de felicidad con que nos agasajas y disculpas por invadir tu espacio con extensos monologos.

    Responder
  7. Sandra

    Fiz a biomassa e no dia q eu faço, o pão fica no ponto certo. Mas qdo vou usar ela congelada, mesmo fazendo o processo de descongelamento, o pão não fica bom. Forma um oco por dentro e a massa fica meio mole.
    O que fazer???

    Responder
  8. evelin

    Ótima dica! Ajudou muito!! Fiz beijinhos de biomassa e estão deliciosos! Acho q p as colegas q não alcançaram o ponto lisinho da massa, a dica é bater mais um pouco no liquidificador. A minha, depois de descongelar, tbm estava pelotadinha, mas bati bem e ficou bem cremosa, no ponto q queria!

    Responder
  9. ERNESTO AUGUSTO LOVATO

    adorei seu blog gosto muito de biomassa, estou sempre fazendo e inventando receitas com a biomassa.
    tenho uma dúvida, porque a biomassa escurece mesmo congelada. tem algum problma?

    atenciosmente
    ernesto augusto lovato

    Responder
  10. Rosineide Honorato Da Silva

    eu fiz a biomassa e amei,mas quando descongelei levei um susto pq ficou esponjosa,mas depois vi como descongela e fiquei feliz de novo,obrigada
    Bjs

    Responder
  11. Rosineide Honorato Da Silva

    Fiz a BioMassa, igual a receita e depois congelei, apos descongelamento, tomei um xusto pois havia virado uma esponja. Pesquisando neste mesmo site, descobri como descongela e fiquei feliz de novo.
    TKS e Bjs,
    Neide

    Responder
  12. maria remi anton

    Fiz a massa de banana verde, cozinhei por 10min e depois processei no liquidificador e coloquei em copinhos plásticos de cafezinho e o restante em um pote de margarina. Foi correto o meu procedimento.

    Responder
  13. Silvania Medeiros

    Gostei muito dessa biomassa muito mas estou com dificuldade pra descongelar eu coloquei muita água e ficou mole , tem o mesmo efeito tomo para depressão tá certo o eu fiz de errado

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado