Por Lu Valim, em 7 de julho de 2016 – Estética e Entrevistas.
Diástase abdominal na gestação

Colunista: Tatielly Matos

Vocês sabem o que é diástase abdominal?
Durante a gestação diversas alterações acontecem no corpo da mulher. Algumas provocadas por hormônios como relaxina, progesterona e estrogênio, associadas ao crescimento do útero gravídico provocam o estiramento da musculatura abdominal em ate 20 cm.
Além do estiramento excessivo do musculo também ocorre frouxidão da linha alba, podendo levar a separação dos feixes do musculo reto abdominal dando origem a diástase abdominal.
Isso pode ocorre já a partir do segundo trimestre de gravidez, porem é mais comum nos últimos meses de gestação. O espaço entre os feixes musculares do reto abdominal ficam entre 1 e 3 cm de largura, podendo chegar ate 15 cm de comprimento, e a diástase pode aparecer na região do umbigo, acima e abaixo sendo mais comum na região supra umbilical.

A diástase abdominal é assintomática, muitas mulheres nem sabem que apresentam essa alteração na musculatura.
O principal problema que pode ocorrer devido a diástase é o enfraquecimento da musculatura e diminuição na sua capacidade de estabilizar o tronco, com isso há um predisposição no aparecimento de dor na região lombar devido as alterações biomecânicas.
Normalmente as alterações que ocorrem no corpo durante a gestação voltam as condições pré gravídicas em um período de 6 a 8 semanas após o parto, porem a força total do musculo reto abdominal pode demorar ate 6 meses para voltar.
As mulheres que praticam atividade física antes de engravidar e possuem um abdômen fortalecido apresentam menos chance de ter a diástase abdominal.

TRATAMENTO
O tratamento é conservador, através de exercícios físicos específicos e uso de eletroestimulação. Com objetivo de recuperar a tensão muscular, melhorar o tônus, a força e estimular o fluxo sanguíneo na musculatura.
Alguns casos tem indicação cirúrgica, normalmente quando o espaço entre os feixes musculares são superiores a 3 cm. O ideal é sempre consultar um profissional.

Duvidas: tatielly@aldoraspaestetica.com.br
Tatielly Matos
Fisioterapeuta Dermatofuncional

www.aldoraspaestetica.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado