Por Lu Valim, em 16 de junho de 2014 – Coluna Nutricional.
Dúvidas sobre alimentos termogênicos?

Colunista: Nutricionista Melissa Santos

Os alimentos termogênicos possuem um efeito térmico o que induz o corpo a gastar certa quantidade de energia durante o processo digestivo e assim, várias calorias são queimadas. Quanto mais difícil a digestão, maior o valor termogênico do alimento e maior o gasto calórico para processá-lo, acelerando o metabolismo naquele momento. Em outro extremo, possui baixo valor termogênico o item que é consumido rapidamente e cujo teor de carboidratos é também absorvido com a mesma velocidade – podendo, então, aumentar o depósito de gordura.

Quais os principais alimentos termogênicos e de fácil acesso ao consumidor?
Pimenta-vermelha, gengibre, vinagre de maçã, chá verde, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais e, em especial, as que contém Ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e Ácido Linolêico Conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios).
A maioria das proteínas vegetais e animais possui grande valor termogênico, exceto as preparadas em forma líquida (como os shakes). Os carboidratos (pão branco, massas, e produtos à base de glicose, maltose, sacarose e lactose), por sua vez, não apresentam essa característica.

Por que a água gelada é tida como termogênica?
Beber, por exemplo, de oito a dez copos diários de água gelada queima cerca de 200 calorias, porque o organismo gasta energia para elevar o líquido de 5oC para 37oC, que é a temperatura corporal interna.

Como estes alimentos podem realmente ajudar a emagrecer?
Um plano alimentar bem elaborado e supervisionado por um nutricionista, esses alimentos podem ser incluídos no dia-a-dia. Mas a quantidade a ser ingerida depende das características pessoais, identificadas após uma avaliação nutricional. Devemos respeitar a individualidade bioquímica de cada organismo.

Qual é o melhor meio para que eles tenham efeito?
Os alimentos termogênicos são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia. Quando os alimentos possuem condimentos, esse efeito é prolongado ainda mais, fazendo com que mais calorias sejam queimadas.

Qual é o melhor alimento termogênico para comermos antes e depois do treino?
Durante o treino podemos ingerir chá verde, que além de efeito termogênico, apresenta efeito antioxidante, diminuindo a produção de radicais livres e consequentemente o envelhecimento.
Pós treino consumir alimentos ricos em proteína.

Melissa Santos
Nutricionista – CRN 1426

Pós graduada em Nutrição Esportiva – UGF, Pós graduada em Fisiologia do Exercício – UGF, Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional – CVPE e Pós graduada em Fitoterapia Funcional – CVPE.

melinutri@gmail.com
Contato: (41) 3015-4431 e (41) 3285-3449.

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