Por Lu Valim, em 10 de abril de 2013 – Dicas Ideais.
Gengibre para dor muscular!

Olá, pessoal!!

Ontem falamos bastante de exercícios físicos. Vou aproveitar o gancho e dar um ótima dica para quem costuma malhar ou fazer qualquer atividade física que ative intensamente a musculatura corporal. Sei que muitas pessoas “gostam” de sentir essa dor, pois fica aquele sentimento de satisfação e dever cumprido, não é? Por outro lado, após o treino, precisamos estar em forma para trabalhar normalmente e pode agachar sem ter que pedir ajuda para alguém nos levantar…rsrs

Já sabemos que o alongamento reduz as tensões musculares, mas vocês sabiam que o gengibre é um grande amigo do atleta?

Entre os mil e um benefícios dessa maravilha, o gengibre, cru ou cozido, é um analgésico eficaz em casos de inflamações e dores musculares. Um estudo publicado no periódico americano Journal of Pain revelou que os indivíduos que levantarem peso durante o treino tiveram uma redução de 25% da dor muscular quando ingeriram 2 gramas de gengibre cru (2 colheres de chá) por dia, no pós treino durante uma semana e meia, em comparação a quando não comiam. Os especialistas deram crédito ao antioxidante chamado gingerol, que auxilia na redução das inflamações e tem propriedades semelhantes ao medicamento Ibuprofeno.

O gengibre tem propriedades que são capazes de combater enjoos, problemas de estômago (por reduzir a acidez) e dor de garganta (por combater a inflamação).

Outra boa notícia é que o alimento possui baixo valor calórico, acelera o metabolismo, além de conter magnésio, potássio e vitamina B6.

É importante ter cuidado ao ingerir o gengibre, pois em excesso, ele pode provocar efeitos adversos, como aborto(principalmente no início da gestação), aumento do fluxo sanguíneo nas mulheres em período menstrual e aumento da cálculos renais. Portanto, nada de exagerar!

Dicas para ingerir gengibre: Rale e adicione a sopas, coma em conserva com sanduíches ou como acompanhamento de sushi! Hmmmm…além de fazer bem, ele irá trazer um sabor revigorante à sua comida!

Ah… beber chá com gengibre faz um bem incrível também!
* Quatro copos de água;
* Um pedaço de aproximadamente 5 cm de gengibre descascado e cortado em fatias;
* Limão e mel a gosto. Se preferir, use laranja no lugar do limão.

Preparo:
Lave bem o gengibre sob água corrente e seque. Em seguida, fatie o gengibre. Ferva a água numa panela, em fogo alto. Assim que começar a fervura adicione as fatias de gengibre e abaixe o fogo. Cubra a panela para que os vapores não saiam e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos. O chá está pronto! Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou laranja. Tome bem quentinho para o sabor ficar ainda mais marcante!

Fica a dica :)
Beijos!

Imagens: Getty Images

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