Por Lu Valim, em 17 de abril de 2013 – Dicas Ideais.
Um gole de saúde e beleza!

Na história da minha família, os chás sempre tiveram um lugar de destaque, seja nas ocasiões festivas, nas tpms da mulherada, nos encontros das 4 horas na casa da minha vozinha de 97 anos e, até mesmo quando uma dorzinha resolve aparecer . O chá é um ritual tão sagrado que até nas férias, minha mãe arranja um jeito de se hospedar na “Pousada dos Chás” rsrsrsrs… !!! E, eu, não poderia fugir à regra, vou confessar, amo um chazinho, ainda mais nas noites frias de inverno…que por sinal, já estão dando o ar de sua graça!

Falando sério, chás são remédios naturais e grandes aliados em muitos momentos. Ajudam a combater as dores de cabeça, as cólicas, as gripes e resfriados, e até mesmo o estresse e o cansaço. Mas além de todos esses benefícios para a saúde, os chás se tornaram também um aliado da beleza. Muitos produtos, como cremes e loções, são feitos à base de alguns chás, como camomila, chá verde, e outros. E têm sido inclusive recomendados por dermatologistas, que reconhecem o poder dos chás para casos como manchas na pele, combate à oleosidade e prevenção do envelhecimento.

Os principais tipos de chás e seus benefícios:

Chá verde:
O chá verde contém muitos antioxidantes. Estudos indicam que ele pode ser usado para beneficiar a flora intestinal e para reduzir o estresse oxidativo, também apresentando características anti-inflamatórias. Com relação ao chá verde, a ciência tem comprovado suas propriedades cosméticas e terapêuticas. É rico em flavonóides, substâncias antioxidantes que favorecem a neutralização dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Ele desintoxica, desincha e acelera o metabolismo!

Chá branco: Uma das vedetes do momento
Tem ação antioxidante. A ingestão do chá ajuda a retardar os efeitos de envelhecimento, melhorando o colágeno, que é importante para manter a resistência e a elasticidade da pele.

 

Hortelã:
Muito usado em cosméticos por ajudar no rejuvenescimento da pele. Tem ação adstringente, que atua contra o aparecimento de cravos e espinhas. Ideal para peles oleosas ou mistas. Uma dica é aplicar o chá com um algodão diariamente em todo o rosto.

Camomila:
A camomila é calmante e tem ação vascular. Por isso, compressas de chá de camomila gelado podem ajudar em casos de olheiras causadas por vasodilatação. Elas promovem uma constrição dos vasos do local, aliviando o tom arroxeado. Mas atenção: o tratamento surte efeito apenas quando se ataca o problema de acordo com sua origem. Se você não vê diferença, é provável que esteja adotando um procedimento inadequado. As olheiras podem ter outras causas. É importante consultar o dermatologista para o diagnóstico correto.

Chá de erva-cidreira:
Tem efeito calmante e é muito usado na produção de diversos cosméticos como xampus, condicionadores, hidratantes, sabonetes, entre outros. Se utilizado na pele, ajuda no combate à oleosidade e à acne.

Chá preto:
Após lavar a pele, aplicar chá preto com um algodão ajuda a absorver a oleosidade.

Chá de cravo:
Muito usado pelos povos antigos, tem seus benefícios reconhecidos ainda hoje. Possui efeito analgésico e pode ser aplicado na pele em forma de compressas geladas, para aliviar inchaços.

Chá de maçã:
Ajuda a digerir os alimentos gordurosos. As fibras da maçã absorvem água, o que melhora o funcionamento do intestino. E o alto teor de potássio contido na polpa da fruta auxilia na eliminação do sódio, responsável pelo inchaço.

Chá de boldo:
Utilizado no tratamento de problemas no fígado, dores de cabeça e mal-estar. Além desses benefícios, o chá de boldo, quando tomado antes das refeições, auxilia na digestão e é um excelente diurético.

Chá Vermelho:
É conhecido como o devorador de gorduras. Acelera o metabolismo do fígado, favorece a redução do colesterol e é desintoxicante.

Chá de Gingko Biloba:
Seus bioflavonóides são antioxidantes que combatem os radicais livres e evitam danos às células, acumulados com a idade. Uma das utilizações mais conhecidas desta erva é destinada a melhoria da circulação sanguínea.  Dilata os vasos, sendo excelente para eliminar varizes.

Ahhh… semana passada falei sobre o chá de gengibre, além de ter vários benefícios, o sabor é incrível!

Posso servir um chazinho? ;)

6 comentários sobre o Post Um gole de saúde e beleza!


  1. Naiara Longhi

    Humm … também adoro beber um chazinho no inverno. E sobre aqueles sabores mais “industrializados” que encontramos no mercado (frutas vermelhas, frutas cítricas, pêssego, chá mate, flores e frutas, etc) … será que eles também têm algum benefício ou carregam muitos produtos químicos (aromas artificiais, corantes, etc…)?

    Responder
    1. Lu Valim CURVAS IDEAIS

      Oi Nai! O ideal é o consumo de chás naturais, pois esses de mercado contêm conservantes e realçadores de sabor! Se for consumir as opções de chás industrializados, prefira os que têm certificado orgânico. ;)

  2. Odete Silva

    Chás ! já nasci tomando chás e acho que passei isso pra minha filha . Ela adora chás !
    Depois de ler os benefícios do Chá de Gingko Biloba , corri comprar e posso garantir, já estou me sentindo bem melhor .

    Responder
  3. Moises

    O mundo possui uma baorivedsidide de fauna e flora que na minha opinie3o e9 infinitivamente finita. E somos nf3s brasileiros, o mais que mais dete9m dessa biodiversividade.Acho unanimamente impossedvel diante de toda essa variedade, fazer um banco de dados em que possamos prever todos os malefedcios e benefedcios de um produto floral, por isso, e9 essencial que as pessoas ne3o se iludam com produtos que se dizem “naturais”, pois como vc mesmo disse, ele pode causar problemas se9rios, ate9 mesmo morte, como recentemente teve o caso de intoxicae7e3o hepe1tica de uma jovem moe7a de GO, se ne3o me engano.

    Responder
  4. Susana

    Ne3o. c9 sempre. Mesmo que erre, apesoarts no que ne3o se sabe e9 sempre mais arriscado. Cepticismo como propf5es seria ne3o tomar nada. O que obviamente pode ne3o ser a melhor escolha.Cepticismo como o meu e9 optares pela via mais bem documentada e mais testada. Falhas ha sempre. Na ciencia he1 menos. Mas e9 sempre muito mais publicitada. Mas os resultados falam por si, temos esperane7as me9dias de vida incriveis, impensaveis antes da medicina se ter tornado uma ciencia.Preferes apostar no Diz que disse? c9 le1 contigo, mas espero que essa teimosia seja sf3 palavreado.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado